Atendimento médico em casos de envenenamento ou intoxicação grave (Hospital regional da Mata)

  • O que é?

    Casos de intoxicação/envenenamento, da diversidade de substâncias químicas e da variabilidade da gravidade, eo para apoio ao diagnóstico e ao tratamento apropriado.


  • Quem pode realizar?

    Cidadão /Pacientes em atendimento;

    Requerimentos

    Encaminhamento através do laudo para solicitação de atendimento .

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    Tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento


     Atendimento a pessoas que inalaram (cheiraram) produtos químicos ou tomaram algum tipo de veneno. Para esse atendimento de urgência, a vítima deve ser levada imediatamente para as unidades de atendimento . Pode também chamar o resgate por meio do Corpo de Bombeiros (193) ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através do número 192

    Pacientes atendidos nas unidades da Rede estadual de saúde

    • O paciente é atendido na recepção e encaminhado ao serviço de enfermagem que realiza a triagem encaminha ao atendimento Médico para avaliação e procedimentos


    Importante lembrar da sequencia de abordagem.

    1.     Reconhecer a possibilidade de ser intoxicação .

    2.     Identificar o agente com uma boa historia clinica (lembrando que 92% dos casos são de uma única substancia).

    3.     Avaliar a gravidade do caso.

    4.     Instalar medidas de suporte clinico.

    5.     Medidas para prevenir a absorção do agente.

    6.     Uso de antídoto quando indicado.

    7.     Medida para aumentar a eliminação do agente.

    8.     Prevenir reexposiçao: avaliação psiquiátrica em casos de Ideias e tentativa de suicídio.

    Documentos necessários

    Documentos necessários RG identidade . Comprovante de identificação Cartão de identificação do SUS CPF Comprovante de residência; Prescrição medica para realização do serviço - Autorização interna do hospital Prontuário do paciente

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital Regional da Mata BR 104 União dos Palmares, CEP 57.800-000 ouvidoria.hrm@saude.al.gov.br Telefones: (82) 3281 9300


  • Onde é realizado?

    Hospital Regional da Mata

    ouvidoria.hrm@saude.al.gov.br

    82 3281 9300


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    [Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: